A carregar agora

Curiosidades sobre o Velho Oeste: Mentiras que você acreditou a vida inteira por causa dos filmes

Curiosidades sobre o Velho Oeste: Mentiras que você acreditou a vida inteira por causa dos filmes

O Velho Oeste americano foi responsável por criar varias lendas sobre heróis e pistoleiros, que sacavam suas armas em um piscar de olhos e nunca erravam seus alvos, vencia sempre o que fosse mais rápido. Mas não acredite em tudo que os filmes de Hollywood mostravam, pois eles estavam, completamente errados.

 

 

Eles não carregam armas

cowboys-3 Curiosidades sobre o Velho Oeste: Mentiras que você acreditou a vida inteira por causa dos filmes

A maioria das pessoas, quando pensam em cowboys já imaginam aqueles tiroteios, e duelos com bandidos. No entanto, esta idéia não corresponde exatamente a realidade. Na verdade, muitos cowboys não carregam revolveres ou qualquer tipo de arma. Geralmente só se andava armado durante o transporte do gado, mas uma vez que chegavam à uma cidade, eles eram forçados a deixarem suas armas com o xerife, muitas cidades do velho oeste tinha estritas leis de controle de armas.

 

 

Eles não usavam o tradicional traje de Cowboy

cowboys-6 Curiosidades sobre o Velho Oeste: Mentiras que você acreditou a vida inteira por causa dos filmes

Embora Hollywood goste de retratar todos os cowboys americanos como uma espécie de Clint Eastwood com chapéus, botas, coletes etc. Na verdade esse estilo de vestimenta quase ninguém usava. Em vez disso, muitas pessoas optaram por usar chapéu coco, o que já é bem estranho de imaginar, e roupas normais. No entanto é fato que a maioria dos cowboys usavam jeans quando tinham dinheiro para pagar por ele, e as chaparreiras também eram usadas para proteger suas pernas se tivessem de perseguir o gado através de arbustos espinhosos.

 

 

Nem todos os Cowboys andavam a cavalo

cowboys-5 Curiosidades sobre o Velho Oeste: Mentiras que você acreditou a vida inteira por causa dos filmes

Ao contrário da crença popular, muitos cowboys não montavam cavalos. Pode parecer surpreendente, considerando que vaqueiros e cavalos parecem andar de mãos dadas, mas a maioria dos cowboys não usavam esses animais. Nos primeiros dias da colonização ocidental, tropeiros andavam a cavalo, mas depois de 1885 a prática diminuiu. O Ocidente foi passando por um verão terrivelmente quente e seco, e muitos fazendeiros foram forçados a manter o gado próximos as casas. Como resultado, menos gados eram obrigados a ficar a longas distancias, por isso os cowboys assumiram tarefas como reparar cercas e cuidar de vacas doentes, e para essas atividades não era necessário usar um cavalo.

 

 

Eles eram surpreendentemente calmos

cowboys-2 Curiosidades sobre o Velho Oeste: Mentiras que você acreditou a vida inteira por causa dos filmes

Considerando que não carregavam nenhuma arma, pode se pensar que resolviam seus desacordos na pancadaria como vemos em vários filmes. No entanto, vaqueiros eram surpreendentemente pacíficos, afinal a sua sobrevivência dependia disso. O oeste americano foi realmente conhecido por sua cooperação, embora a maioria dos filmes destaquem histórias onde as personagens são filmados envolvidos em assaltos a bancos, ou duelos em Saloons, viver no Velho Oeste era realmente muito tranquilo em termos de interação humana pois dependiam muito um do outro, para sobreviver todos os dias. Na verdade, houve menos assassinatos e roubos no Velho Oeste do que em muitas grandes cidades do Leste.

 

 

Alguns Cowboys já montaram em camelos

cowboys-4 Curiosidades sobre o Velho Oeste: Mentiras que você acreditou a vida inteira por causa dos filmes

Considerando que muitos cowboys não montavam nem a cavalo, é realmente estranho pensar que eles tinham a opção de montar um camelo. Mas em 1855, o Secretário da Guerra Jefferson Davis desembolsou a quantia de 30.000 dólares para a compra de camelos, a idéia era usa-los durante a expansão do país, para o Oeste. Davis acreditava que o animal era bem mais apto a transportar suprimentos entre postos militares. Durante a Guerra Civil, os camelos foram acidentalmente colocados em liberdade o que deve ter se tornado bem estranho, pois imagine visualizar um camelo andando solto pelas paisagens do Oeste americano.

 

 

Existiram Cowboys que eram escravos

cowboys-1 Curiosidades sobre o Velho Oeste: Mentiras que você acreditou a vida inteira por causa dos filmes

Acredite ou não, durante um tempo enquanto a escravidão ainda era legal, homens afro-americanos foram realmente capazes de conseguir emprego como vaqueiros no oeste americano. Embora os empregos eram com baixos salários e péssimas condições, não deixava de ser um trabalho remunerado. Após a Guerra Civil, os escravos recém libertos iam para a fronteira ocidental e conseguiam trabalho como cowboys. O trabalho era brutal, com longas horas e as condições bem difíceis, mas havia um respeito mútuo entre os fazendeiros que precisavam desesperadamente de mão de obra, e os africanos livres que precisavam desesperadamente de trabalho.

 

BÔNUS:  Quando você ouve a palavra pistoleiro já imagina aquele cara que saca a arma e mata 10 pessoas em um segundo, e que já tinha matado outras duzentas, mas a realidade é outra. Jornais sensacionalistas da época, tinham a mania de exagerar nos fatos, para poder vender mais jornais, era raro o pistoleiro que havia matado mais de duas pessoas, e mesmo assim eram em tiroteios desordenados ou a traição, nada tão bonito como sacar a arma em alta velocidade e nunca errar o alvo. Um exemplo disso era o famoso pistoleiro “Billy the Kid” que um jornal atribuiu 21 mortes, uma para cada ano de sua vida, mas na realidade foram apenas 4, e mesmo assim de sujeitos ou bêbados ou desarmados. Nada tão glorioso não é?

 

Fonte: Allday