A carregar agora

Cães e gatos: Conheça alguns fatos interessantes sobre seus bichinhos de estimação

Cães e gatos: Conheça alguns fatos interessantes sobre seus bichinhos de estimação

Você os ama, os alimenta e os dá carinho, mas existem alguns comportamentos de seus bichinhos que despertam uma certa curiosidade, e que talvez você não saiba seu significado. Abaixo selecionamos algumas perguntas que certamente já passaram por sua cabeça em fazer.

 

Como os gatos enxergam no escuro?

Bem eles não enxergam. Eles enxergam melhor que nós em ambientes com pouca luz pois seus olhos são capazes de refletir raios de luz bem fracos. Quando eles aparecem brilhando no escuro, seus olhos estão refletindo a pouca luminosidade do ambiente aparentemente escuro. E seus olhos são posicionados mais à frente em relação às suas cabeças do que os nossos, o que lhes dá um campo de visão mais abrangente.

 

É seguro acreditar que cão que ladra não morde?

É mais seguro não confiar nesse velho ditado. “Só o dono consegue interpretar o latido do cachorro”, afirma Hannelore Fuchs, veterinária, psicóloga e especialista em comportamento animal, de São Paulo. “É claro que o cão que late pode morder, especialmente se for desafiado”. E saber as reais intenções do bicho é muito difícil. Quando os cachorros estão bravos, o pêlo das costas fica eriçado e as orelhas em pé. Mas, se o totó for de uma raça com as orelhas caídas e de pêlo longo, infelizmente , não dá para perceber isso. Portanto, o melhor mesmo é passar longe. E nem sempre o rabinho balançando é sinal de amizade. “Ele pode mexer a causa numa reação a uma situação de conflito, decidindo se vai atacar ou não”, explica Fuchs.

 

Por que cães e gatos brigam?

O cão tem natureza predatória e reage instintivamente a determinados estímulos de animais que se comportam como presas. Os movimentos bruscos e rápidos do gato despertam o instinto predatório do cachorro. Com a convivência, o gato pode aprender seus limites para “provocar” o cachorro. Quanto menos medo o animal tiver do cão, menor é a chance de ele ser atacado.

 

Por que o gato arqueia o corpo e eriça os pelos quando se sente acuado?

Essa é uma demonstração de medo. O animal se arqueia para mostrar que é maior e mais perigoso. Assim pode afugentar o inimigo.

 

Por que os cachorros levantam a perna para fazer xixi?

A explicação mais aceita é que o cachorro usa o xixi para demarcar seu território. Quando levanta a perna, o jato da urina alcança uma área maior. Outra explicação está relacionada aos hormônios: cachorrinhos que tenham sido castrados com menos de 4 meses de idade não levantam a perna.

 

Por que os cães não gostam quando pegam no seu rabo?

Em princípio, não há motivo algum para os cães responderem negativamente a este toque. É uma prática muito comum em seus treinamentos pedir aos donos que massageiem todo o corpo de seus cães, inclusive o rabo. Mas, se o cachorro demonstra insatisfação, é bom ficar atento, é possível que esteja sentindo algum tipo de dor no local.