Equívocos comuns sobre os gregos antigos
É compreensível que uma cultura tão conhecida como a dos gregos antigos teriam muitos mitos populares que são enganosos ou meias verdades, como também completamente falsos. Abaixo estão alguns equívocos comuns sobre os gregos antigos.
Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram tão populares que eles ainda são realizadas ao redor do mundo até os dias de hoje. Mas há algumas crenças comuns sobre esses jogos que são imprecisas. Para começar, muitas pessoas pensam que os jogos gregos só existiram em tempos muito antigos, mas a verdade é que eles perduraram bastante, mesmo durante o domínio romano por muitos anos eram realizados, até que o imperador Teodósio acabou com eles em um esforço para assegurar que o cristianismo fosse a única religião do Império Romano .
Além disso, as mulheres, na verdade, eram proibidas de assistir os Jogos Olímpicos. Os atletas olímpicos normalmente competiam completamente nus, e ainda cobriam seu corpo de azeite para melhorar a qualidade de sua pele e para se tornarem mais visualmente atraente.
Tecnologia
Embora todos nós sabemos que os gregos antigos eram hábeis na arte, matemática, filosofia e muitas outras atividades, muitos de nós não sabiam o quão avançados tecnologicamente eles eram.
No início de 1900, um mergulhador que explorava perto da ilha de Antikthyera teria encontrado vários artefatos antigos que poderiam fazer parte de um dispositivo mecânico. Os cientistas estudaram o dispositivo, que recebeu o apelido de “Mecanismo Antikthyera”, e descobriu-se que ele era capaz de realizar alguns feitos interessantes.
O dispositivo poderia prever eclipses solares, e era capaz de manter o controle do ciclo do calendário. Ele parece ter tido mostradores complicados tornando-se o primeiro computador. Os resultados recentes sugerem que ele pode ter sido construído por Arquimedes, que é bem conhecido por ser um gênio matemático.
A batalha de Thermopylae
A batalha de Termópilas foi popularizada por filmes como “300 de Esparta” mas historicamente, o filme não conta realmente tudo o que aconteceu. Muitas pessoas acreditam que a defesa dos espartanos salvou a Grécia, mas isso não é exatamente a verdade.
Mesmo que os homens de Xerxes tenham chegado um pouco atrasado, eles ainda conseguiu fazer um grande estrago à Grécia, e só se retiraram depois que a batalha naval falhou. Além disso, o filme retrata apenas trezentos bravos espartanos em frente a todo o exército persa, o que também é uma informação imprecisa. Quando a batalha começou, a força Espartana tinha sete mil pessoas para apoiá-la. No último dia da batalha eles ainda tinham mil e quatrocentos soldados, e claro trezentos deles eram espartanos com certeza, mas também havia quatrocentos Thebans, setecentos Thespians e oitenta Mycenaeans.
Isso não quer dizer que os espartanos não demonstraram bravura só que a realidade foi um pouco distorcida.
Fonte: Listverse