Algumas das fotografias mais importantes da história
Pegada na Lua em 1969
Em 20 de julho de 1969, a humanidade deixou sua pegada pela primeira vez em um corpo celeste que não era a Terra. O astronauta Neil Armstrong fez história, ele foi o primeiro homem a pisar na superfície lunar murmurando as famosas palavras: “Esse é um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade.”
Armstrong e colega astronauta Buzz Aldrin utilizaram as próximas horas para a coleta de amostras, enquanto o terceiro membro da equipe, Michael Collins, permaneceu no módulo de comando. A Apollo 11, em seguida voltou em segurança para a Terra em 24 de julho de 1969. O sucesso da missão significava que os EUA haviam vencido a corrida espacial e tinham cumprido a promessa de JFK, que em 1961 declarou que os EUA iriam colocar um homem na Lua até o final da década.
Não há vento na Lua, então não importa o que aconteça com os seres humanos neste planeta, esta pegada vai estar lá em cima por milhares de anos.
Monge queimando em 1963
Esta fotografia chocante mostra o monge, Quang Duc se incendiando em uma interseção de uma estrada movimentada de Saigon em 1963. Ele morreu protestando contra a perseguição dos budistas pelo governo sul vietnamita. O regime tinha feito a vida muito difícil para os budistas, proibindo-os de arborizarem o seu pavilhão tradicional ou praticar suas crenças e exercícios espirituais. Assim, os budistas decidiram que uma mensagem tinha de ser enviada.
Quang Duc saiu de um carro do lado de fora da Embaixada do Camboja, acompanhado por dois outros monges. Ele calmamente sentou-se em uma posição tradicional de meditação enquanto outro monge o embebeu em gasolina da cabeça aos pés.
Quang Duc sequer pestanejou quando o outro monge riscou um fósforo e colocou-o em chamas. Os transeuntes ficaram em sua maioria atordoados, mas alguns conseguiram parar e rezar para o monge.
Seu protesto não passou despercebido. A imagem foi manchetes em todo o globo dentro de horas. Nas palavras do Presidente John F. Kennedy: “Nenhuma imagem na história gerou tanta emoção ao redor do mundo como essa. “
Vista Alternativa da Praça da Paz Celestial em 1989
Os protestos da Praça de Tiananmen de 1989, produziu sem dúvida uma das imagens mais icônicas do século 20. Embora todo mundo já viu o original imagem de “Tank Man” , esta versão nos dá uma perspectiva totalmente diferente, que nos faz perceber algo novo. Podemos ver que o famoso manifestante anônimo está levando mantimentos para casa, ele não era um combatente da liberdade tentando provar um ponto de vista. Ele era um cara normal em sua vida diária.
Para o lado direito, também podemos ver os tanques se aproximando, o que acabará chegando ao impasse da foto famosa. Enquanto tudo isso está acontecendo, os civis fogem para um lugar seguro. Mas um homem, não diferente do resto, opta por ficar parado. Isso mostra que você, eu ou qualquer um (pessoas comuns) podemos fazer proezas extraordinárias, se nós realmente quisermos.
Nagasaki, 20 minutos depois da explosão em 1945
Em 9 de agosto de 1945, os EUA lançaram a bomba atômica de codinome “Fat Man” sobre a cidade japonesa de Nagasaki, matando um número estimado de 40.000 pessoas com o impacto. Milhares mais morreriam depois de queimaduras e doenças provocadas pela radiação. A cena era infernal, com milhares de mortos ou feridos debaixo dos escombros.
Mesmo à primeira vista, vemos que esta é uma imagem muito poderosa. O que é realmente surpreendente, porém, é que esta foto foi tirada 20 minutos após a explosão. A destruição imensa, ainda pairava no ar. Além do mais, no lado direito da fotografia, três pessoas ainda ficam abismadas olhando a destruição. Nós realmente não podemos sequer imaginar o que poderia estar passando nas cabeças das testemunhas desta destruição.
Essas são apenas algumas das fotografias mais importantes da história que mostram como o ser humano pode mudar ou alterar os caminhos da nossa espécie.
Fonte: Listverse