Os homens mais fortes do passado
No passado todo circo que se presa tinha um Strongman, como eram chamados os homens fortes, eles realizavam façanhas de força que nós pobres mortais nunca conseguiríamos.
John Holtum – Cannonball King 1845-1919
John Holtum, era um homem forte da Dinamarca, que atraiu multidões em cidades ao redor do mundo por conseguir segurar o disparo de uma bala de canhão. Ele perdeu um alguns dedos a primeira vez que ele tentou, mas ele eventualmente conseguiu fazer sua técnica funcionar. Com Holtum em um lado do palco e um canhão do outro, um assistente dispara uma bola de 50 libras que Holtum pegaria com a ajuda das mãos e do peito. A façanha necessitaria uma força imensa, nervos de aço e reflexos extremamente rápidas. Vários céticos questionaram a legitimidade de seu ato, mas eram convencidos após Holtum trazer eles ao palco para uma demonstração. Holtum apareceu diante da realeza na Europa e foi um grande sucesso nos EUA também.
Fato interessante: A tentativa inicial de Holtum para pegar a bola resultou na perda de três dedos. Holtum ofereceu 3.000 francos para quem conseguisse realizar um feito semelhante, mas ninguém nunca levou a bolada do desafio.
Pierre Gasnier – French Hercules 1862-1923
Gasnier nasceu na França e foi um dos primeiros e mais influente homens fortes do Barnum e Bailey Circus. Gasnier poderia rasgar um baralho de cartas ao meio, mas seu feito mais famoso estava em arrebentar uma corrente sobre o peito enquanto expandia sua caixa torácica.
Fato interessante: Gasnier tinha apenas 1,60 m de altura e pesava apenas 64 quilos e era capaz de levantar um haltere pesando mais de 118 kilos acima da cabeça. Uma façanha que muitos homens fortes com o dobro do seu tamanho não conseguiam fazer.
Angus MacAskill – Giant MacAskill 1825-1863
MacAskill nasceu na ilha de Berneray no Sound of Harris, Escócia e emigrou para Nova Scotia. MacAskill era conhecido como o maior homem do mundo, (sem anormalidades de crescimento). Pelo tempo que ele tinha 20 anos ele foi de 2.23 m eventualmente atingindo 2,36 m e pesava 260 quilos.
Em 1849 ele entrou para o show business e foi trabalhar para o circo de PT Barnum. Seu feito mais famoso consistia em levantar uma âncora de um navio que pesava 1.200 quilos até o peito. Ele também tinha a capacidade de transportar barris pesando mais de 140 quilos cada um debaixo de um braço.
Fato interessante: A rainha Victoria ouviu histórias sobre a grande força de MacAskill e convidou-o a comparecer perante ela para uma demonstração no Castelo de Windsor. Ela proclamou ser ele “o mais alto, mais vigoroso e homem mais forte que alguma vez já entrou no palácio”.
Alexander Zass – The Iron Samson 1888-1962
Zass nasceu em Vilna, Polônia, mas viveu seus primeiros anos na Rússia. Como muitos outros homens fortes de sua época, Zass foi motivado a desenvolver a sua força quando viu as façanhas realizadas pelo homem forte de um circo. Zass começou com flexão ramos verdes e galhos, subir em árvores, e correndo com casa feita halteres e halteres. Mais tarde, ele treinou com alguns dos grandes homens fortes profissionais russos. Zass desenvolveu força tremenda que lhe permitia levantar um cavalo em seus ombros, mas seu maior talento era dobrar barras de aço.
Fato interessante: Em 1914, enquanto servia no exército russo durante a Primeira Guerra Mundial, Zass foi ferido e feito prisioneiro pelas forças austríacas. Como um prisioneiro de guerra, ele continuou a desenvolver a sua força com o uso de barras e correntes. Zass escapou da prisão e nunca mais voltou para sua terra natal.
Fonte: Listverse