Sabia que os Estados Unidos já pensaram em bombardear a lua?
Se você presumir que o raciocínio por trás de tal ato era “porque nós podemos”, você está totalmente correto. Os Estados Unidos tinham vagos planos para bombardear a lua em 1950, a ideia era ficar a frente da União Soviética, que era considerada a líder da corrida espacial na época.
O projeto foi rotulado de “Projeto A119” e foi desenvolvida pela Força Aérea dos Estados Unidos no final de 1950. Considerou-se que esta proeza seria uma coisa relativamente fácil de fazer, e iria também aumentar a percepção pública da posição dos Estados Unidos na corrida espacial.
De acordo com um dos líderes do projeto, o físico Leonard Reiffel, chocar a lua com um míssil balístico intercontinental teria sido algo relativamente fácil de se realizar, incluindo acertar o alvo com uma precisão de cerca de duas milhas. Esta precisão teria sido particularmente importante para a Força Aérea que queria que a explosão resultante fosse claramente visível a partir da Terra.
Como tal, foi proposto que a explosão ocorreria na fronteira da parte visível da lua, para que a nuvem resultante fosse claramente visível, ao ser iluminada pelo sol. O projeto acabou engavetado por considerar que o público não iria responder favoravelmente os EUA por jogar uma bomba nuclear na lua.
Fonte: All that is interesting