Cidades submersas famosas
Conheça algumas cidades submersas que outra hora eram habitadas por grandes populações mas que agora permanecem dormindo no fundo do mar.
Pavlopetri, Grécia
Ninguém sabe o verdadeiro nome desta comunidade e também porque ela afundou nas águas ao largo da ponta sul da península do Peloponeso na Grécia a 5.000 anos atrás. Pavlopetri, é o nome moderno para o local onde as ruínas estão submersas. As ruínas foram descobertas em 1967 e continham rastros de uma comunidade quase completa, incluindo ruas e túmulos. Ninguém sabe quem construiu a cidade. Ele foi originalmente considerado como parte da civilização micênica, mas agora os arqueólogos acreditam que ela é mais velha, possivelmente da era minóica. Os historiadores acreditam que Pavlopetri poderia ter sido destruída por um terremoto que também destruiu a civilização minóica em Creta por volta de 1000 AC.
Porto Royal, Jamaica
A cidade na foz do porto de Kingston foi uma vez uma base famosa para piratas e corsários. Os piratas usavam Porto Royal como base para atacar os navios do tesouro espanhol. Naquela época piratas de todo o mundo se reuniram na cidade, sob a proteção do governador britânico e notório pirata, Sir Henry Morgan. No seu auge, Porto Royal continha quatro fortalezas e 2.000 edifícios. Visitantes famosos incluíam piratas notórios como Calico Jack, Charles Vane, e Blackbeard. A maioria de Porto Royal afundou sob o Caribe em um terremoto em 1692. Arqueólogos modernos descobriram que grande parte da cidade, incluindo as tabernas dos piratas, docas e navios ainda estão preservados sob Kingston Harbor.
A pirâmide de Yonaguni ou Monumento, Japão
A pirâmide submersa ao largo da ilha japonesa de Yonaguni criou muita controvérsia desde a sua descoberta. Mergulhadores descobriram a “pirâmide” em 1986. Desde então, alguns cientistas a rotularam apenas como uma formação rochosa natural, mas Masaaki Kimura, professor de sismologia, acredita que foi construída entre 2.000 e 3.000 anos atrás. Isso significa que antecede qualquer civilização japonesa conhecida caso ela seja realmente feita pelo homem. O desenho da pirâmide é semelhante aos encontrados no México e América Central. A pirâmide é muito misteriosa, porque não existem outras estruturas submarinas na área.
Lion City, China
Mesmo que esta cidade tenha mais de 1.400 anos de idade, ela só foi submersa a pelo menos 60 anos atrás. Lion City foi inundada em 1959, quando o governo chinês construiu uma barragem hidroeléctrica no rio Xin’an e criou o Lago Qiandao. A cidade, também chamada de Shi Cheng, data de 621 DC. Lion City agora é popular com mergulhadores porque grande parte esta intacta. Shi Cheng é uma cidade razoavelmente grande, com mais de 265 arcos e cinco torres ao redor.
Fonte: Enkivillage