A carregar agora

Mundo Estranho: O estranho caso de Mirin Dajo “O Imortal”

Mundo Estranho: O estranho caso de Mirin Dajo “O Imortal”

Imagine ter uma espada atravessando seu estômago até sair do outro lado, deve ser uma morte horrível, mas no entanto o holandês Mirin Dajo fazia isso todos os dias. E não morria, é claro…

 

Na década de 1940, Mirin Dajo era famoso por suas performances de palco, em que consistia ficar parado enquanto seu assistente pegava uma espada de esgrima ou faca, e atravessava seu corpo. O show era realmente difícil de assistir, mas Dajo nunca demonstrou a menor dor. Os espectadores eram convidados a examinar as lâminas, antes e depois de estarem atravessadas nele.

 

dajo-1 Mundo Estranho: O estranho caso de Mirin Dajo "O Imortal"

Arnold Gerrit Henskes, conhecido como Mirin Dajo

 

Alguns médicos queriam saber se o fato era verdadeiro, então Dajo foi convidado para um centro médico para testes. Diante do olhar incrédulo dos médicos, o assistente de Dajo enfiou uma espada em seu abdômen, e a pressionou até o fim. Os médicos assistiam com espanto, enquanto a pele era empurrava até finalmente se romper e a ponta da espada sair do outro lado.

 

dajo-2 Mundo Estranho: O estranho caso de Mirin Dajo "O Imortal"

Médico examinando Dajo

 

Apesar de todos os testes médicos, Dajo parecia muito bem mesmo com a lâmina presa nele. Foi também levado a um laboratório de raio-X, onde as chapas mostraram que não havia truques. A espada realmente atravessava seu abdômen, passando por entre os principais órgãos e saindo do outro lado.

 

dajo-5 Mundo Estranho: O estranho caso de Mirin Dajo "O Imortal"

Médico  examinando Dajo

 

Mágicos profissionais ofereceram algumas explicações razoáveis. Segundo eles, o que ele fazia era real, mas simplesmente devia saber alguma técnica mental para lidar com a dor.

Dajo dizia que muitas vezes teria visitado a Índia e aprendido algumas técnicas com fakirs (místicos indianos que realizam feitos semelhantes). Eles são bem treinados e disciplinados, e treinam uma vida inteira para isso. Mas ninguém jamais tinha ouvido falar de um caso tão espetacular como o de Mirin Dajo.

Treinar a partir dos fakirs era uma explicação tão boa quanto qualquer outra. Embora a idéia pareça sair de um filme de ficção, pode ser que realmente ele tenha aprendido a realizar essas façanhas com místicos indianos.

 

dajo-4 Mundo Estranho: O estranho caso de Mirin Dajo "O Imortal"

Fakir indiano em sua adorável cama

 

Alguns fakirs perfuram seus próprios corpos da mesma maneira que os ocidentais perfuram suas orelhas ou outras partes do corpo para colocar acessórios. Quando você faz isso, cria o que é chamado de fístula, um túnel de tecido cicatrizado. Contanto que você mantenha a fístula aberta, um objeto pode ser inserido através dele, como um brinco por exemplo, pois o buraco não vai fechar.

Médicos modernos e profissionais de piercing concordam que é provavelmente isso que Dajo fazia. Ele e seu assistente pegavam um objeto afiado e atravessavam pouco a pouco seu abdômen, deixando o objeto no lugar, e esperando cicatrizar.

 

dajo-6 Mundo Estranho: O estranho caso de Mirin Dajo "O Imortal"

Espada atravessando perto do coração

 

Fotos das costas de Dajo mostram muitas cicatrizes e buracos, que provavelmente são fístulas que deram errado e foram bloqueados por ossos, nervos, órgãos principais, ou algo muito doloroso para passar. Eventualmente, Danjo conseguiu pelo menos quatro fístulas que atravessavam o corpo inteiro. Seu assistente só precisava deslizar cuidadosamente a lamina da esgrima pelas fístulas nos ângulos apropriados.

 

dajo-3 Mundo Estranho: O estranho caso de Mirin Dajo "O Imortal"

 

Ironicamente Dajo que vivia com objetos pontiagudos enfiados em seu corpo, morreu aos 35 anos devido a uma ruptura da artéria aorta, resultado de engolir uma longa agulha de aço, supostamente depois de ouvir uma voz (Deus) lhe dizendo para engolir um espinho de metal. Se era verdade, ou truque de místico indiano, ninguém sabe, mas curiosamente nunca mais apareceu alguém que fizesse o mesmo. Veja abaixo suas performances gravadas em vídeo.