Pinturas que parecem ter sido inspiradas pelo tinhoso
Algumas das pinturas mais famosas do mundo são sinceramente perturbadoras. Compostas por nudez e recheadas com imagens chocantes de violência.
Essas imagens parecem ter saído de um pesadelo bizarro, mas isso não impede, que essas pinturas que parecem ter sido inspiradas pelo tinhoso, estejam nas paredes de museus de arte em todo o mundo.
Em fevereiro de 2000, esta estranha pintura foi colocada a venda no site eBay, junto a ela uma estranha e bizarra historia. Muitos se perguntam até hoje se a historia era verdadeira ou se foi só uma grande jogada de marketing. De qualquer forma não se sabe quem a pintou e nem quando foi criada, e em meio a esse mistério, misturado com lenda urbana a pintura acabou sendo conhecida como “A pintura assombrada do eBay”.
De acordo com algumas versões do mito grego, Saturno acreditava que estava destinado a ser superado por seus próprios filhos, então ele devorou cada um deles, ainda recém nascidos para derrotar a profecia. Rubens pintou esta história de terror de uma forma bastante diferente da pintura de Goya, que mostrava um monstro mordendo a cabeça de um homem adulto. Nesta pintura, Rubens evoca o canibalismo pedaço por pedaço.
Nesta pintura, de Henry Fuseli nos mostra um demônio em cima de uma donzela desacordada, dando a ideia de uma violação noturna, o que mostra que seu nome faz jus e que realmente a pintura estava destinada a causar pesadelos.
Memling amontoa todo o horror do inferno dentro das mandíbulas de um peixe colossal enquanto o demônio segura uma bandeira que enfaticamente nega a possibilidade de esperança: “No inferno não há redenção” A cena faz parte de um estrutura maior que pretendia assustar paroquianos do século 15 para melhorarem seu comportamento.
Este quadro assustador mostra o sátiro Marsyas recebendo seu castigo por perder um concurso musical com Apollo. Amarrado de cabeça para baixo, sua pele é esfolada polegada por polegada, enquanto um outro músico acompanha seu doloroso destino, tocando ao violino.
Fontes: Scary Website, Viral Nova, The Guardian